domingo, 18 de julho de 2010

Etna e a Terra do Mar Longe xxxIII

Etna Maria
Eis-me em frente do Colégio onde iniciaste a caminhada do Saber e aprendeste formas de viver .Hoje é um espaço diferente .Nova gente o habita como Escola Secundária e a Capela passou a ser uma sala espaçosa de informática ,pelo menos foi a informação que me passaram.
Continua a ser o recanto especial virado para o mar que se espreguiça pelas areias da praia .
Olha-me com altivez como se eu fosse uma estranha .Sabes como o enfreitei?Sabes que nunca estarás só ?O espírito daquelas mulheres de burel branco vagueiam pelos andares ,pelas salas ,por todo o lado pq querem que vivas o presente com galhardia pq não há palavras para o que já não está mais.
Sentei-me num degrau .Curvei o meu corpo.Abracei as pernas .Ali fiquei enrolada .Aquele espaço
continua a ser o lugar onde moram palavras na companhia de memórias ,cheiros da areia molhada depois de uma intensa chuvada e ventos ao sabor das marés.Falam tanto .Falam das tricas ,namoricos escondidos,eventos desportivos ,palavras interditas ,anseios trémulos ,olhares assustados com o brilho da adolescência envergonhada.
No fim de contas ,este espaço toda a vida tão cobiçado pela promoção social e intelectual é ainda
pêndulo de vidas.Dá valor ao saber .Faz parte da auto estima ,do saudável contacto com as realidades novas levando a aceitar os limites da pessoa que se é.
Estive no campo desportivo sentada numa bancada .Um passado presentificado coube naquele espaço.Era o espaço dos desafios do hockey ,dos apupos ,dos aplausos ,da histeria pelos fans hockistas .
Sorri ao lembrar-me do 10 d junho Sei lá qtas vezes lhe adicionaram um aposto ou continuado .
Dia da Artilharia ,dia se Camões até que se chegou ao Dia da Raça....a partir de 1963 .....shiiiiiiiiii
maningue contestado ....Muitas vezes pensava pq não também o Dia das Religiões?Pq não se a Terra do Mar Longe é um melting pot de crenças desde o Alcorão ,à Biblia ao Hinduismo e às crenças ancestrais ?
Solenizava-se o 10 de junho com discursos com que se tentava ,se calhar,incutir um halo de Portugalidade.
Tretas ,Etna Maria .O que se pretendia era pôr o 10 de junho ao serviço de um passado de grandezas e heróis celebrados por Camões em "Os Lusíadas"assente no slogan "orgulhosamente sós" para se legitimar um presente sentenciado a um mito com pés de barro .É verdade ,esqueceram-se de que "os cavalos também se abatem."

Maria da Terra do Mar Longe

Sem comentários: