terça-feira, 16 de março de 2010

Etna E A TERRA DO MAR LONGE




Subindo a ladeira da centenária Igreja ,peça rara pombalina de acordo com o que conta ,ostentava orgulhosa a torre sóbria com sinos cujas badaladas iam anunciando o dia a passar.Estava encerrada .Porquê?interreogava-se Etna.Onde estariam as imagens antiquérrimas?E os geneflexórios forrados a veludo e bem chapeados com os nomes de uma certa linhagem.Sim pq não era qualquer um que se podia dar ao luxo de ter ali lugar ,seria uma espécie de luta surda social.O povoléu misturava-se entre bancos com uma trave para se ajoelhar nos momentos mais especiais do momento de grande religiosidade.De um lado ficavam mulheres e crianças ,do outro ,homens e jovens-que época tão complicada como se o Deus de todos estivesse preocupado com a seleção humana na Sua casa.Devia ficar entrestecido e bem.


Deveria encerrar um espólio digno de um museu de arte sacra .Etna lembrava-se bem de muitas peças.


Como estava encerrada ,retomou o caminho do casario e ....uma surpresa ....a catedral n0va moderna ,cheia de luz ampla onde todos tinham o seu espaço especial.
Sabes ,Etna Maria assisti a uma homenagem à Padroeira .Imagina o que aconteceu no fim-um grupo de senhoras africanas sairam dos lugares e vieram para defronte do altar cantar e bater palmas e eu meti-me no grupo .Estava tão feliz com aquela partilha de cânticos de louvor.
Não esqueceu da inovação do coro criada pelo molungo das infâncias perdidas,onde as mães podiam ter as suas sananas mesmo a choringar pela mama que em baixo não se ouvia a barulheira.
Mãe África lembras-te ainda deste molungo com um rosto sempre fechado?Se já não te recordas tb não tem importância ,pertence já a gente sem história mas deixou para ti ,Mãe África um poema~
Se prisões e tribunais
os gestos e atitudes .
não pecassem por brutais~
Se capitães e generais
juristas e outros que tais
não se tornassem venais
Se fossem mais cordeais
E se as relaçoes enre os homens
Não parecessem animais
Não haveria -jamais
Tntas mortes ,tanto ódio
jamais....jamais....jamais,

Maria ,filha do Mar Longe





Sem comentários: