quarta-feira, 12 de março de 2008

Destaque
Modificar
Eliminar
Partilhar
Quinta, 6 Dezembro 2007 às 16:05
Sou Feiz porque nasci em Inhambane porque Inhambane é a Terra da Boa Gente que significa na Lingua Gitonga "entra para dentro de casa",convite que os habitantes fizeram aos portugueses que ali aportaram para se resguardarem da chuva e que Camões canta em #Os Luiadas" porque a minha língua é a LÍNGUA pORTUGUESA. porque a LÍNGUA pORTUGUESA me deu uma Pátria porque chapinhava nas águas da chuva ao sol e ao vento porque depois apanhava filária tratada com cortes de lâmina e banhos de águas de plantas africanas colhidas no mato porque apanhava matacanhas curadas com cinza quente depois de tiradas com um alfinete por desinfectar prque andava descalça na areia a ferver sem me imprtarcom os picos bem afiados porque comia mangas verdissimas que provocavam febrões porque comia também cajú,jambolão,cigoma,zirriva,maçãzinhas e os moranguinhos da ganga. porque fui mãe de cinco filhos amamentados com chá de ganga ou cacana que me punham os seios que nem cabaças porque guiei durante 6 anos à revelia porque fui criada entre entre africanos com quem joguei à bola e fugia para a praia porque sou do tempo em que se viajava de Xitemela até Inharrime para aí se apanhar uma camioneta o "tornicrofe"semelhante a uma carrrinha celular toda em ferro e com janelinhas para o ar. porque fui aluna do Colégio de Freiras,onde aos 7 anos aprendi Francês com uma freira educada no Sacré Coeur em França porque sou do tempo do XINKUERRENGUE aos sábados à noite porque o meu molungo engenheiro nunca levou um tostão pelos projectos para igrejas ,mesquita,escolas,colégios e maternidades porque tive um pai de "letras gordas "que no primeiro dia que dei aulas me disse para não me esquecer que era de um país de muita raças e religiões e pelo facto de ser branca não tinha o direito de me impor,mas respeitar as diferenças porque tive uma mamana que me criou e só queria que a sua "sanana"viesse para o xilunguine dos brancos de primeira porque saltava os muros das nunus para pilhar linfete ou bolinhos de coco ou ou de sura porque o cipaio GEREMIAS me adorava e não dizia à minha mãe que estava em cima de um galho a comer amendoas verdes como as ervas porque fisgava as galas galas de cabeça azu porque cada filho plantou uma árvore porque o mainato júlio corria pelo quintal para o meu filho respirar por causa da tosse convulsa porque em Inhrrime há poços de petróleo selados desde 1948 porque havia pombos verdes noMocucune porque sou branca de segunda classe porque fui professora de alunos com cargos no amaoçambique moderno porwue tenho paludismo crónico porque vi tubarões,dugongos e peixes voadores porque comi matapa,plau,bagias,maningue mandioca ,linfete,coco lenho,castanha de cajú a estalar debaixo de uma chapa de zinco porque as minhas amigas eram brancas,pretas,mulatas e mussulmanas porque andei de batelão ao ritmo de "Maria Teresa zicuta" porque os madalas e os cocoanas eram respeitados porque não sei nada de politica porque o meu filho mais velho não fez aquela guerra inútil que só serviu para mutilar corpos e almas porque vivo num país onde não há pão ,toda a gente ralha ecom razão porque nunca fui uma burguesa "empatée" porque o arigo 4º dos acordos se esqueceu de respeitar os "bens # e as "pessoas" porque tive capacidade de sobreviver à marginalização porque fui conotada como "colonialusta"sem o ser porque este pais aprendeu a lição e lutou com garra pela causa de Timor porque ainda viagei na antiga frota colonial por mars nunca dantes navegados porque este país continua a ser um país "das mais desvairadas gentes" porque sei onde fica a Ponte Salazar porque tmbém sei cantar Vila morena porque prezo o respeito pela instituição Escola como fonte do Saber porque ainda tenho respeito por valores humanos porque revesitei IANHAMBANE e fui carinhosamente acolhida porque nada posso fazer pela mediocridade,nem pelos pavões em brutas bombas Sou verdadeiramente Feliz por estar viva,sã e ser uma kotinha de netos que me amam SOU REALMENTE FELIZ

Sem comentários: