sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

etna e a terra do mar longe XX

De repente ,ouvira -vieste para fica Etna?Sorriu .Sabia quem lhe fizerA pergunta .um dos pilares mais cocoanas.Com todo o respeito ,respondeu:Não senhor,vim rever o senhor e todos os outros pilares dos meus tempos de menina.Tinha saudades,Ainda me lembro de ver molungos à pesca entre os quadrados debaixo da ponte .Parecia que era aí que os peixes se refugiavam.Depois eram facilmente fisgados.Comi deliciosos peixes pedra,bem saborosos.
Ainda te lembras?Claro que sim .Era cada cambala.....boas pescarias....até se dizia que vocês aprisionaram uma garoupa de truz que nunca nimguém conseguiu pescar...verdade?só vocês o sabem....
-deixa-te de fantasias.Mas diz pq vieste no fim de tantos e longos anos?-
-Vim deixar as infâncias perdidas ao sol e ao vento na praia do mar azul e das ondas a bailar com as sereias ao luar e bafejadas pela aragem das casuarinas.Quero-as tranquilas .É aqui o seu lar ,pelo menos à noite podem procurar a LUZ CÓSMICA.Ninguém os vê.
-compreendemos-te ,Etna,mas só isso?
-vim revesitar a Tera do Mar Longe ,o meu berço que me viu crescer,ser mãe ,ensinar ouvir histórias da história e o silêncio deste espaço apesar de agora ser estrangeira.
-Não digas disparates Etna
-responderam outras vozes vindas das vigas enterradas nas areias centenárias.
-É verdade ,sou uma sem terra ,vocês sabiam que eu e os meus não somos da Terra do Mar Longe?
-O quê?não digas.
-Somos apenas naturais do vosso país
-Se calhar pq desconhecem as nossas terras ,julgam tudo matagal e assim simplificaram os dados.mas não é justo.Pq não regressas?
-já é tarde....sou um ninho vazio ,desprotegido desasado.Sinto-me feliz por estar
aqui por agora a rever,recordar,respirar esta maresia ,olhar este sol ,mergulhar nestas´´aguas tépidas.Lembram-se das sextas feiras à noite a ponte que vocês sustentam se engalanava de cores do arco iris?
-Ainda não esqueceste?perguntaram surpresas
-Como podia esquecer.Criava-se um ambiente de magia bem festivo .Ceava-se lautos banquetes ,com música de fundo suave.Mas .de dia os porões descarregavam cargas humanas dos porões ,os magaiças que não escondiam o orgulho do regresso.
-O que para aí vai,pudera tinham o mundo na mão por muito pequeno que fosse.
-AEtna Maria não veio pq?
-vem mais tarde.Prometo trazê-la até aqui ,ela vai gostar,não fosse ela um ser de alegria.
-vou-me,kanimambo pelo vosso carinho e por ainda se lembrarem desta manhambana já semi cocoana.Só me falta a bengala .....eheheheheh
-Para onde vais?quiseram saber
-Por aí desenterrar memórias

Maria ,filha do Mar Longe

Sem comentários: