domingo, 14 de fevereiro de 2010

Etna e a terra do Mar Longe xx2

ETNA e a Terra do Mar Longe

Recebi a tua carta .Emocionei-me por me trazeres de volta tantas pertenças da nossa meninice galopando a toda a brida.Fiquei radiante por saber que o xitimela está bem cuidado ,todo pintadinho de branco prateado e em exposição bem à vista .Um rei de um reino já
desfeito.Ironia do destino ,orgulhosamente só.Um marco histórico.
Vi-nos às sextas feiras no bulício da velha e atroseada ponte como pude deduzir do teu encontro
com os pilares que a sustentam .Vaivens carregados de amendoins ,camarão seco,fiadas de cana do açúcar ,paus de melala,baciazinhas de esmalte recheadas de montinhos de castanha de caju açucarados ,mandioca pilada ou braçadas de mandioca ,tiradas fresquinhas da terra.O tempo passou mas ficou-nos a sede dos tempos da memória.
As luzes do portaló enchem de colorido as recordações .Ainda me lembro de ver os passos de rainha das candidatas a sonhos de um casamento com uma farda branca e um porte princepesco a fazer as honras da sala para um jantar requintado marcado por uma excelente etiqueta.não era todos os dias que se deliciava com tais mordomias ao som de música de fundo.Por uma noite eram rainhas de um reino inimaginável em vestidos de organza agodesados.Que será feito dessas
Cinderelas africanas?Teria encontrado o seu príncepe encantado sob a batuta de uma valsa de Strauss?Ou ao ritmo de um tango?
Do Tiago nada posso dizer.já muitas luas vieram ,com luares vazios do seu rosto enternecido por esta Iara ,a sua deusa das águas profundas,a princesa de um amor tardio.A distância telefona-me de tempos a tempos,Diz me para não preocupar-me.O entendimento entre etnias diferentes vai
andando devagar,mas um poço de água criou um ambiente de partilha.O pior são os hidejackers
Ceifam almas viventes convencidos que aniquilam o espirito,reduzindo-os ao barro de que somos feitos.
Como sabes ,o Tiago vive um mundo visionário,Acredita quenão será preciso destruir flores ,mas gerar um mínimo de convivência entre canteiros para se chegar à paz.
Curou-me feridas ,sarou-me mágoas,Ensinou-me o afecto e tb a liberdade de me sentir bem em estar com.
Maria,filha do Mar Longe

Sem comentários: